domingo, 26 de julho de 2015

A felicidade vem em gotinhas -Não existe a felicidade, mas as felicidades!

A felicidade vem em gotinhas

Em uma passagem do livro Ilusões, de Richard Bach, o Messias pergunta à multidão sobre o que fariam se Deus lhes pedisse algo. Todos respondem que seria uma honra sofrer e padecer todas as infelicidades do mundo, se fosse esta a vontade Dele. Então o Messias perguntou se mesmo que se tratasse de uma tarefa extremamente difícil, se ainda assim a fariam? E todos responderam que mesmo que fossem pregados em cruzes ou queimados vivos, ainda assim seria uma glória obedecer ao Pai.

Então, diante de tamanha empolgação, o Messias perguntou :

"E se Deus lhes falasse diretamente, em pessoa: 'Ordeno que sejas feliz no mundo enquanto viveres' , o que fariam?"

.........................................

Então, o que VOCÊ faria?

Por acaso teria coragem de abrir mão de todos os seus apegos, paixões e neuras, tudo para ser feliz? Será que realmente teria coragem de assumir a responsabilidade de nunca mais sofrer por alguém? Duvido!

A infelicidade é mais natural em sua vida porque ela é fácil de atrair.

Por exemplo, basta deixar as coisas irem para vinagre que pronto, o caos se estabelece. 

Mas com a felicidade é diferente, pois ela precisa ser cultivada, praticada todos os momentos, caso contrário qualquer decepção já será o bastante para fazer com que você ache que nada vale a pena. Sabe, é igual àquela pessoa que tem tudo na vida, que recebe sempre do bom e do melhor, mas que basta um único dia ruim para ela se esquecer de tudo de bom que conquistou para lamentar o pouco que perdeu: Um único dia ruim.

Diferente de tudo o que aprendeu, a felicidade faz parte da ordem natural do Universo. Ser feliz é estar em harmonia, é estar no bem. Por outro lado, essa infelicidade que todos dizem ser inevitável, nada mais é do que o resultado da perda desta harmonia.

E todas as vezes que você fizer algo que vá contra seu bem-estar, você estará deixando aberta a porta para a dor e o sofrimento.

O grande problema é que o sofrimento parece ter um poder maior de nos envolver, pois muitas pessoas passaram a acreditar que a felicidade se conquista com muito esforço. 

Veja como isso é absurdo: 
"Para ser feliz é preciso antes sofrer". 

Oras, mas isso é uma tremenda mentira, pois se reparar bem, verá que a felicidade está o tempo todo ao nosso redor.

A felicidade não é singular, é plural!! 

Beber uma cerveja gelada num dia de sol é felicidade; receber um telefonema da pessoa amada é felicidade; acordar de manhã e poder passear na praia, é felicidade; encontrar aquele jeans que cabe perfeitamente no seu corpo, é felicidade; escutar uma música antiga que marcou a sua vida, é felicidade, sorrir por sorrir, sem precisar de motivos, tudo isso é felicidade.

Não existe a felicidade, mas as felicidades!

Só que não é este tipo de felicidade que você almeja, não é mesmo?
Não, para você a felicidade deve ser absoluta, sem dor, sem decepções. Só que você almeja algo impossível. Por isso, ao saber que jamais conseguirá atingir o "Nirvana", a felicidade suprema, você simplesmente dá de ombros e diz: A felicidade não existe!

Natural é ser feliz.

A infelicidade é aberração, algo que só nos alcança quando nos apegamos a ela.

"Mas como é possível eu me apegar a infelicidade se ela só me faz mal?"

Oras, mas quantas pessoas não vivem se apegando ao mal, passando a maior parte da vida chorando pelos erros que cometeram? Então, que lógica existe em sofrer pelo que passou? Percebeu como tudo é uma questão de escolha, pois se elas não conseguem esquecer é porque fazem questão de carregar condenações?

Ás vezes, a melhor maneira de não sofrer é deixar tudo o que nos faz mal sair de nossas vidas.

Então, novamente eu lhe pergunto: 

Você seria capaz de abrir mão de todos os seus medos, apegos e vícios emocionais, única e exclusivamente para ser feliz? E por acaso você pagaria o preço desta decisão, mesmo tendo que assumir responsabilidades que não deseja?

O preço da felicidade.

Muitas vezes recebo emails de leitoras reclamando que o que eu escrevo é muito bonito, mas que é muito fácil falar .

Bem, devo discordar delas, pois é muito mais fácil ser infeliz. 
Oras, para muitas pessoas a dor é algo tão fácil de atrair, que elas nem precisam se esforçar tanto. Por exemplo, muitas adoram fugir das responsabilidades, por isso se escondem da vida, achando que assim, fugindo da luta e das responsabilidades, sofrerão menos.

Não adianta correr e nem se esconder, porque a vida sempre cobrará um preço.

E depois, quando tudo estiver uma merda, não adianta tentar jogar a culpa no azar ou nos karmas de vidas passadas, porque no caso delas, de pessoas que se escondem do mundo, o azar nada mais é que sinônimo de covardia.

Vamos dizer que a sua vida fosse como uma casa.

Se você cuidar bem dela, se limpar e vigiar, com certeza ela será e continuará sendo um lugar agradável, correto? Agora,e se você largar mão de tudo, se parar de cuidar e de limpar o ambiente, com certeza sua casa acabará caindo aos pedaços, atraindo todos os tipos de porcarias. 

E é claro que com o tempo ela irá cair aos pedaços, até virar uma completa ruína.

Percebeu porque a felicidade precisar ser cultivada e praticada o tempo todo? 

Se você largar mão de sua vida, se não se amar e nem se cuidar, pode apostar que irá atrair para a sua vida tudo que há de pior neste mundo.

O primeiro mandamento de quem quer ser feliz é não procurar a infelicidade.

Nunca assuma as responsabilidades dos outros. 
Entenda que Papai do Céu deu a cada um a capacidade de resolver seus problemas, portanto, não é sua função viver a vida de ninguém. 

Deixe que seu irmão resolva seus problemas financeiros, não se meta na vida emocional de suas amigas, enfim, não carregue a carga de ninguém.

Sua maior responsabilidade é com seu bem-estar, portanto, nunca abra mão daquilo que deseja por algo que acha que tem que fazer. Se você é do tipo que sempre sonhou em viver no litoral, curtindo a vida, mas passa o dia todo enfurnada em um escritório, por que não larga tudo e abre uma barraquinha de lanches na praia de Jericoaquara?

"Mas, e se eu largar e não conseguir nada melhor, quem vai pagar minhas contas?"

Já viu tudo, né? 

Mesmo o emprego sendo uma merda você ainda tem medo de ir atrás de seus sonhos. Mas a vida é assim, minha cara: quem não arrisca não petisca. Só que em vez de trocar o inferno pelo incerto, você prefere a segurança do que te faz mal. 

E depois ainda quer dar uma de Maria Mijona, chorando pelos cantos que não consegue ser feliz, mas morrendo de medo de se dar mal na vida?

Mas quem disse que está se dando bem na vida, minha filha? 
Oras, mesmo tendo grana pra pagar seu fim de mês você não passa de uma pessoa infeliz.

Digo e repito:
O PREÇO DA FELICIDADE MUITAS VEZES É ALTO DEMAIS.

Eu não sou religioso, não frequento igrejas e não tenho nenhuma religião, mas adoro uma passagem do Evangelho, em que um jovem rico pergunta sobre o que tem que fazer para seguir Jesus. 

Como reposta Ele diz para largar tudo e segui-lo, pois não se pode servir a dois senhores.

Não, Jesus não quis dizer que os ricos vão para o inferno e os pobres para o Céu. O que ele quis dizer é que não há como querer voar se os pés estão fincados no chão.Então, minha filha, se o seu emprego é uma merda e você tem um sonho, não há como viver dividida.

Se quer realmente ser feliz é preciso estar disposta a sacrificar o apego.

Pena que muitas vezes o sacrifício de se livrar da dor parece ser maior que o desejo de ser feliz.

A escolha é sua:
Ou enfrenta a vida e vai em busca do que almeja, ou então sossega o facho e larga mão de sonhar, porque não há como conciliar seus sonhos com seu medo de arriscar.

Você pode largar tudo e se dar mal com o seu sonho?
Sim, existe esta possibilidade.

Afinal, a única certeza que você tem neste momento é que está infeliz trabalhando onde está.


Leia meu livro QUERO SEU SORRISO DE VOLTA e vire uma mulher ruim e feliz!!
www.revistaandros.com.br - © Copyright 2015 - Revista Andros


Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu.. como sempre.. nota 10....

O VÍCIO DA ILUSÃO